terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bate-papo sobre empreendedorismo, inovação e redes sociais



Hoje, tenho o prazer de entrevistar aqui no Blog Renato Fonseca de Andrade, autor do livro Conexões empreendedoras: entenda por que você precisa usar as redes sociais para se destacar no mercado e alcançar resultados e um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo, redes sociais, inovação e criatividade.

Eduardo: Renato, para ser um empreendedor, além da disposição de assumir riscos e realizar projetos, você diz que é preciso possuir “atitude empreendedora”. O que é atitude empreendedora e como é possível desenvolvê-la?

Renato: A atitude empreendedora é a atitude voltada para a realização de algo importante para você, é a combinação de comportamentos que encontra soluções e contribui para a transformação de uma visão em realidade. Acredito que seja possível desenvolver a atitude empreendedora a partir de referenciais comportamentais dos grandes realizadores, de auto-conhecimento e do desejo pessoal de aprimorar-se sempre.

Eduardo: Além de experiência e conhecimento do ramo em que atua, por que atualmente é imprescindível para o sucesso de um empreendedor a construção de uma boa rede de parcerias? E quais atores devem fazer parte desta rede de parcerias: clientes, fornecedores e outros empresários?

Renato: A habilidade de desenvolver redes é uma competência de grande valia para os empreendedores contemporâneos. É através das redes que se tem acesso às oportunidades e informações. Todas as pessoas relacionadas ao ramo são potenciais elos da rede.

Eduardo: No seu recém lançado livro Conexões empreendedoras, você relaciona empreendedorismo e redes sociais. Como as redes sociais podem contribuir para os negócios de um empreendedor? Você poderia dar um exemplo?

Renato: Fazer conexões é diminuir o mundo e aproximar os empreendedores das soluções, de novas ideias, de novas possibilidades. Mas para estabelecer conexões de confiança é importante saber doar. No livro procuro transmitir esses conceitos no sentido de aprimorar a atuação do empreendedor. Cito também diversos exemplos como o de um estudante de comércio exterior que tornou-se um executivo internacional através de suas conexões.

Eduardo: Sabemos que a inovação é fundamental para o sucesso das empresas e o desenvolvimento do país. Porém, o número de empresas que inovam no Brasil ainda é muito pequeno. Como as redes sociais podem ajudar os empreendedores a inovarem?

Renato: Promovendo o intercâmbio de conhecimento e a abertura para novos mercados. Para inovar, mais do que comunicar, é importante intercambiar.

Eduardo: Deixe por favor uma mensagem final para os leitores do Blog.

Renato: Nunca é tarde demais para começar a fazer conexões de confiança, nem cedo demais para não fazê-las. A vida é pura conexão, é gente com gente, sempre. Quanto antes entendermos isso e nos aprimorarmos, melhor para nossa realização. Espero que todos apreciem a leitura e aguardo os comentários no blog www.conselheirocriativo.com.br. Boas conexões!

Eduardo: Renato, agradeço pela participação aqui no Blog. Para contato com o Renato, ler artigos de sua autoria e mais informações sobre o seu livro e trabalho, acessem o seu site http://www.conselheirocriativo.com.br/, assim como podem seguir o Renato no Twitter @creativeadviser.

3 comentários:

  1. Gostei da entrevista e seguirei-o no twitter. Sou Karateca a 15 anos e a 2 meses estou divulgando minhas aulas de Karatê em uma academia em Porto Alegre. Na escala dos empreendimentos, ter um horário em uma academia é "pouco", mas na prática é muito difícil fazer divulgação a baixo custo e ter retorno. Não tenho outras opções, é ter criatividade ou exercitá-la e ir atrás de ideias. E claro ter Paciência, Perseverança e Persistência.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as redes sociais estão em acensão no mundo inteiro, claro que as grandes empresas não vão ficar fora desta oportunidade. A Polishop esta inclusive com um canal voltado exatamente para este fim. o POLISHOP.COM.VC um canal que esta fortemente sendo divulgado principalmente pelas redes sociais, a minha pagina para mais informações é www.sistemawinner.com.br/mga o site oficial da Polishop para informações. Eduardo venha fazer parte desta turma

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir