sábado, 7 de agosto de 2010

Saindo fora da caixa: ampliar os seus horizontes fará muito bem aos seus investimentos

Além de buscar adquirir conhecimentos de finanças, investimentos, economia brasileira e internacional e gestão de empresas, os quais permitem a você, investidor, analisar as empresas e os seus segmentos de atuação, sugiro que você busque continuamente desenvolver o seu espírito crítico e entender cada vez melhor as pessoas.

Desenvolver o seu espírito crítico significa ser capaz de olhar para uma determinada situação e entender como ela se configurou e por que ela persiste, assim como imaginar o que pode fazer com que ela se transforme.

Uma melhor compreensão das pessoas envolve perceber com mais clareza como elas se comportam, quais são os seus valores, o que elas sentem, quais os seus objetivos, como se realizam, quais as dificuldades e os desafios que enfrentam.

E como desenvolvemos a análise crítica e apuramos o nosso entendimento das pessoas?

Acredito que é por meio da valorização e dedicação constante a aprender mais sobre História, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Psicologia, Biologia, Literatura e Arte.

Hoje, as fontes de tais conhecimentos são variadas e de fácil acesso. Você pode ler bons livros, jornais e revistas, fazer cursos, assistir a filmes, visitar museus e exposições e buscar conhecer pessoas que tenham algum tipo de vínculo mais profundo com uma ou mais destas áreas do conhecimento. (Em futuros posts, irei sugerir alguns livros, revistas, cursos, filmes e museus que penso valerem à pena você conferir.)

Mas como a análise crítica da realidade e a compreensão das pessoas podem ajudá-lo a ser um melhor investidor em ações?

Elas lhe permitirão enxergar tendências ou mesmo antecipar aquelas que estão por vir.

Mas o que é uma tendência?

Para mim, uma tendência é um conjunto de sinais que revelam o nascimento de uma nova forma das pessoas se comportarem. Uma tendência pode levar meses ou até anos para se firmar como um comportamento amplamente difundido, aceito e praticado por um grande número de pessoas de uma sociedade.

Ao enxergar as tendências, ficará claro para você quais empresas estão preparadas para atuar de acordo com elas, quais as perceberam e estão se organizando para atendê-las e por fim aquelas que não só as identificaram como já estão produzindo e disponibilizando bens e serviços que atendam aos novos comportamentos nascentes das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário