domingo, 22 de agosto de 2010

O que é necessário para se iniciar um negócio?

Acredito que para iniciar uma empresa precisamos:

1.possuir um bom conhecimento e experiência no ramo de atuação.

Quanto mais conhecimento e experiência temos de uma determinada atividade tendemos a acertar mais do que a errar em nossas decisões e desenvolvemos melhores condições de administrarmos os riscos e as imprevisibilidades, bem como nos tornamos aptos a visualizar as oportunidades que o mercado nos apresenta.

Então, se você considera que não possui conhecimento e experiência suficientes no ramo pretendido de atuação, sugiro que, antes de cogitar empreender, obtenha um emprego e trabalhe alguns anos como colaborador na área.

2. já ter uma boa rede de relacionamentos (network) com fornecedores, clientes e potenciais parceiros de negócios.

A rede de relacionamentos nos proporciona uma execução eficaz dos nossos projetos, a realização de bons negócios, uma rica troca de informações, acesso a novas oportunidades de negócios e aprendizado constante. Nunca se esqueça que os relacionamentos são vias de mão dupla: para ser ajudado é necessário sempre estar disposto a ajudar o outro e fazê-lo de maneira genuína e desinteressada.

3.de uma boa oportunidade de negócio ou um conjunto delas.

A abertura de uma empresa só se justifica com a existência de uma razão forte ou de um conjunto delas que têm na sua essência alterar o estado atual de como algo é feito. Uma boa oportunidade de negócio sempre nos convida a pensar e a realizar de forma diferente.

4.elaborar um bom plano de negócios.

Ao elaborarmos um plano de negócios, não só enxergamos com mais clareza as oportunidades de negócios que se apresentam em determinado mercado e a sua viabilidade de implementação ou não, mas também ficamos mais conscientes dos obstáculos, riscos e incertezas que lidaremos ao decidirmos partir das idéias para a concretização de um projeto. Um business plan deve ser atualizado constantemente, pois o ambiente de negócios está sempre em transformação, com novas oportunidades, desafios, riscos e incertezas surgindo a todo instante.

5. ser apaixonados pela área na qual atuaremos e ver sentido naquilo que faremos.

Sem paixão e sentido na quilo que faz dificilmente o empreendedor consegue se dedicar de corpo e alma aos seus projetos e desenvolver a resiliência necessária para administrar os desafios e as complexidades que certamente se apresentarão ao logo do caminho.

6. de um capital mínimo.

O mínimo de capital que lhe permita criar as bases da sua empresa e colocá-la em operação.

E você, o que acha que um empreendedor necessita antes de começar um negócio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário