domingo, 23 de maio de 2010

Antes de investir, construa uma reserva financeira para imprevistos e emergências

Antes de poupar e investir para comprar bens e serviços de valor, como um carro, uma casa, uma viagem, um curso de pós-graduação etc, precisamos nos preocupar em construir uma poupança para situações de imprevistos e emergências as quais sempre estão sujeitas de acontecer e impactar a nossa vida. Alguns exemplos destas situações são um problema de saúde que nos submeta a um tratamento de média a longa duração e nos impeça de trabalhar, uma demissão, problemas de saúde e falecimento de familiares.

Assim, é fundamental constituirmos uma reserva financeira para garantirmos a nossa segurança e bem estar pessoais, bem como da nossa família.

Especialistas em planejamento financeiro pessoal e familiar, como também consultores de carreira, recomendam que todo profissional deva ter uma poupança de 6 a 12 vezes o valor da sua renda mensal. Em uma situação de demissão, por exemplo, um profissional prevenido que construiu uma poupança de 12 vezes o seu salário conseguirá manter o mesmo padrão de vida por 12 meses sem se desesperar para arrumar um novo emprego rapidamente por que as contas não param de chegar e não possui dinheiro para pagá-las, podendo se dedicar à sua transição de carreira de maneira planejada e serena.

Tal reserva deve estar investida em uma aplicação conservadora e de baixíssimo risco que nos permita recorrer ao dinheiro no momento de uma necessidade sem a possibilidade de sofrermos prejuízo financeiro ao sacá-lo. O dinheiro pode ser investido em títulos públicos, na poupança ou fundos de investimento DI, modalidades de investimento conservadoras que oferecem riscos muito baixos. Nunca este dinheiro deve ser aplicado em renda variável, como ações, câmbio e fundos de investimento multimercado, pois são investimentos de risco que normalmente requerem um horizonte de médio a longo prazos para obtermos uma boa rentabilidade.


Embora nos esforcemos para tentarmos prevenir, minimizar ou mesmo evitar os imprevistos e as emergências, não estamos livres de vivermos momentos turbulentos, porque não é possível termos um controle absoluto sob todas as variáveis da vida. Portanto, ao possuirmos uma poupança para eventos inesperados, estaremos preparados para passar pelos momentos difíceis com um pouco mais de tranquilidade e o menor sofrimento possível.    

3 comentários:

  1. Belo texto Eduardo,
    Conscientização financeira. Isto é fundamental para todos.

    Abraço
    Jônatas

    ResponderExcluir
  2. Claro e objetivo, gostei muito do texto Eduardo. Para quem tem mil coisas com as quais pensar, uma ajuda para por os pés no chão e focar novamente.

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que fala é verdade. Um não pode pensar em investir o total do dinheiro se não tem uma reserva em caso de emergência.
    Sempre acontece algo, se não é médica e outra coisa...
    Você é um ótimo consultor pessoal e parabéns pelo seu artigo.

    ResponderExcluir