sábado, 15 de maio de 2010

Você é um consumidor consciente?

Diariamente, somos muito incentivados a consumir: são anúncios nos jornais e revistas que lemos, as malas diretas que recebemos pelo correio, os e-mails Marketing que lotam nossa caixa postal, os banners em sites e os comerciais na TV. Quando vamos aos Shopping Centers ou andamos por ruas de comércio vemos vitrines de lojas comunicando promoções. Ao entrarmos em um estabelecimento comercial com ou sem a intenção de comprar algo, somos atendidos por vendedores treinados em técnicas de vendas os quais tentarão nos convencer a comprar o máximo possível de produtos. Sem falar também do apelo extremamente sedutor de tantas novidades que chegam ao mercado, como novos aparelhos tecnológicos (Ipad, Smartphones, GPS etc) e artigos da moda (roupas e calçados de determinada estação etc).

Em várias situações, a Publicidade e a Propaganda, as técnicas de vendas e o Marketing são tão bem empregados e sedutores que nos levam a comprar determinado produto de forma automática, sem que paremos para pensar se realmente precisamos dele no momento.

Nas nossas casas, se prestarmos atenção a quantidade de produtos que possuímos e nunca usamos (talvez nunca usaremos!) ou o fizemos poucas vezes, iremos nos assustar. No caso dos homens tendem a ser aparelhos eletrônicos, camisas, equipamentos esportivos etc. No das mulheres costuma ser sapatos, bolsas, roupas em geral etc. Paremos para pensar quanto dinheiro gastamos (e quantas horas trabalhamos para ganhá-lo) na compra destes itens. Todo este dinheiro gasto desnecessariamente poderia ser investido em um curso para aprimorar os nossos conhecimentos e a nossa empregabilidade ou em alguma atividade de lazer com a família, como uma viagem.

Consumir é fundamental para satisfazer as nossas diferentes necessidades. Porém, o consumo deve ser consciente.

Consumo consciente significa planejarmos antes as nossas compras e valorizarmos e respeitarmos o nosso dinheiro, tendo um claro entendimento da quantidade de horas que trabalhamos para ganhá-lo, assim como do esforço que empenhamos todos os dias na realização do nosso trabalho.

Por isso, toda vez antes de pensarmos em comprar algo, paremos por um instante para nos fazer as seguintes perguntas:

Será que eu realmente preciso disso? Por qual razão? Será que já não tenho uma quantidade suficiente deste item em casa? Quantas horas precisei trabalhar para ganhar o dinheiro suficiente para comprar este produto? Será que o dinheiro que penso em gastar agora não poderia ser melhor utilizado na compra de outro bem ou serviço mais importante para mim e minha família? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário