domingo, 4 de abril de 2010

A formação do investidor em ações (II)

Vamos tratar hoje com mais detalhes sobre como o investor pode construir sua base teórica para investimentos em ações.


1. o investidor deve adquirir conhecimentos básicos de contabilidade, a linguagem dos negócios. Por que? Ao analisar uma empresa, ele precisa ser capaz de interpretar os demonstrativos financeiros dela: a demonstração do resultado do exercício, o balanço patrimonial e a demonstração de fluxo de caixa. Há bons livros introdutórios que certamente muito ajudarão o investidor a entender os fundamentos da contabilidade, como os que seguem:


Finanças para empreendedores e profissionais não financeiros, de Rafael Paschoarelli e Gustavo Cerbasi (Editora Saraiva)


Warren Buffett e a análise de balanços, de Mary Buffett e David Clark (Editora Sextante)


Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro, de Alexandre Assaf (Editora Atlas)


Análise financeiras das empresas, de José Pereira da Silva (Editora Atlas)


2. buscar obter conhecimentos básicos de gestão que os ajudará a entender o modelo de negócios de uma empresa, bem como ela é administrada. Existem no mercado várias opções de bons manuais introdutórios de administração de fácil leitura. Sugiro a seguir alguns:


Administração para administradores e não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos, de Idalberto Chiavenato (Editora Saraiva)


Fundamentos de administração: a busca do essencial, de Helio Janny Teixeira e outros (Editora Campus)


Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, de Alketa Peci e Felipe Sobral (Editora Prentice Hall Brasil)


3. ler livros sobre temas de investimentos em ações: estratégias de investimento (análise gráfica, análise fundamentalista, value investing, buy and hold), biografias e a forma de investir de grandes investidores. Há ótimas opções de títulos no mercado. Alguns sugestões:


Ações feitas para vencer: um guia para obter grandes retorno financeiros na bolsa de valores, de Frederick Kobrick (Editora Gente)



O assunto é Bolsa: uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet, de Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet (Editora Saraiva)


O jeito Warren Buffett de investir: os segredos do maior investidor do mundo, de Robert Hagstrom (Editora Saraiva)


O mercado de ações em 25 episódios: histórias, estudos e crônicas sobre o mercado de ações, de Paulo Portinho (Editora Campus)


The intelligent investor: the definitive book on value investing, de Benjamin Graham (Editora Harper USA) - (Obs: o leitor o encontra na Livraria Cultura ou pode comprá-lo na Amazon)


4. é importante também adquirir conhecimentos básicos de economia e sobre o seu comportamento, pois a situação do mercado em que a empresa está inserida, bem como as condições econômicas do país e do mundo, afetam diretamente o desempenho das suas atividades. Novamente, há vários livros disponíveis. Gostaria de indicar os seguintes:


Fundamentos de economia, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e Manuel Garcia (Editora Saraiva)


Economia: história, conceitos e atualidades, de José Cláudio Securato (Editora Saint Paul)


Da euforia ao pânico: uma história das crises financeiras, de Charles Kindleberger e Robert Aliber (Editora Gente)


5. além de buscar conhecer o máximo possível das empresas que investe, é fundamental que o investidor conheça um pouco do mercado em que elas atuam. Os sites das entidades e associações de classe são fontes ricas de informações a respeito. Exemplo: um investidor que possua ações da Mangels ou da Shulz, companhias que atuam na fabricação de componentes para a indústria automobilística, encontrará nos sites do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) www.sindipecas.org.br   e da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) www.anfavea.com.br  estudos, anuários e muitas outras informações sobre o mercado de veículos automotores e sua cadeia produtiva;


6. os relatórios de administração são fontes importantíssimas de informações sobre as empresas. Há vários investidores e analistas do mercado financeiro que dizem ser o relatório da administração a sua principal ferramenta de trabalho ao avaliarem uma empresa. Aprendemos muito sobre as empresas e como são administradas lendo os seus rel. de administração. Para mais informações sobre o que é um relatório da administração, sugiro que assista aqui no Blog o vídeo explicatico clicando em http://eduardovillela.blogspot.com/2010/03/relatorio-da-administracao-principal.html ;


7. há várias empresas que oferecem cursos de investimento em ações no país, desde introdutórios até avançados. Em seu site, a Bovespa oferece palestras e cursos introdutórios gratuitos que podem ser feitos online ou presencialmente na sua sede (acessem o site www.bmfbovespa.com.br para mais informações). O número de eventos sobre investimentos e mercado de ações é cada vez maior. Alguns exemplos de ótimos eventos que valem à pena o investidor participar: Expomoney (www.expomoney.com.br), Congresso Value Investing Brasil (www.valueinvestingbrasil.com.br ) e Congresso do Instituto Nacional de Investidores (www.ini.org.br/congressoini).


No próximo post, vamos falar sobre a base prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário