domingo, 14 de março de 2010

Dúvida de Investidora: "Como minhas ações não sobem, será que devo vendê-las?" - Parte II









Dando continuidade, falo hoje do item 2.


2. Por quanto tempo pretendemos deixar o nosso dinheiro investido nas ações da empresa e qual o motivo de investirmos os nossos recursos em suas ações?

Ao ter um sistema de monitoramento periódico das empresas nas quais investe, você continuará de posse das ações delas enquanto concluir, após cada monitoramento, que as perspectivas de médio a longo prazos continuam positivas. 

Acho importante também fazer o seguinte parênteses: como as empresas dificilmente alcançam resultados no curtíssimo e curto prazos, sugiro que você, após analisar uma empresa e decidir investir nas ações dela, deixe o seu dinheiro aplicado nelas por pelo menos 1 ano e tente se ver como sócio da cia. e não apenas como dono de um papel.

Agora, você as venderá, caso as perspectivas deixem de ser animadoras, assim como quando atingir o tempo programado (você precisa tê-lo definido antes de aplicar o seu dinheiro) para o investimento em ações.

Este tempo programado tem relação direta com o porque você investiu em ações: não temos como estabelecer o tempo que deixaremos o nosso dinheiro investido sem saber por qual razão ele está aplicado.

Todo investimento precisa ter um objetivo claro pré-definido pelo investidor. Já conversei com pessoas que dizem investir o dinheiro delas para vê-lo crescer ou para terem segurança e tranquilidade financeira no futuro (um tanto vago, não acham?). 

Quando o objetivo para o investimento não está claramente definido, limitamos bastante o potencial do nosso dinheiro atingir uma rentabilidade satisfatória e as chances de sofremos prejuízos financeiros aumentam muito também. Quem não sabe aonde quer chegar, não consegue ter foco e desenvolver um plano de ação que o conduza até o seu objetivo, mas sim está sujeito a tomar decisões equivocadas e nocivas ao seu dinheiro à medida que surgem os desafios e as dificuldades no meio do caminho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário