sábado, 13 de março de 2010

Dúvida de Investidora: "Como minhas ações não sobem, será que devo vendê-las?" - Parte I

Outro dia, conversava com uma investidora que estava descontente com as ações do Banco do Brasil (BBAS3), compradas há 6 meses.

Ela me contou que o valor das ações manteve-se praticamente estável no período. Assim, ela estava em dúvida se as vendia ou não, dizendo: "Poxa, comprei as ações há 6 meses e elas subiram tão pouco! Será que devo vendê-las? ".

Esta é uma dúvida frequente dos investidores. Para decidirmos se vendemos ou não as ações de uma empresa, devemos avaliar os seguintes aspectos:

1. Os motivos que nos levaram a comprar as ações de uma determinada empresa continuam válidos?

2. Por quanto tempo pretendemos deixar o nosso dinheiro investido nas ações da empresa e qual o motivo de investirmos os nossos recursos em suas ações?

3. Durante o período que manteremos o nosso dinheiro investido em ações, caso a ação suba, temos definido um percentual mínimo de alta para ela que nos deixará satisfeitos, a ponto de cogitarmos a sua venda? Caso a ação venha a cair no período, qual é a queda máxima que nos dispomos a aguentar, antes de vendê-la?

Hoje, falarei do item 1 e nos próximos dois posts dos demais.

1. Os motivos que levaram um investidor a comprar as ações de uma determinada empresa continuam válidos?

Antes de tratar deste item, gostaria de fazer algumas observações: todo investidor precisa buscar entender a empresa e o mercado no qual ela atua antes de adquirir suas ações. Precisamos acabar com o mito de que analisar uma empresa e o seu mercado são atividades complexas que apenas os profissionais do mercado de ações são capazes de realizá-las. Em posts futuros, mostrarei como o investidor comum, aquele que não é profissional de mercado, pode desenvolver uma ótima compreensão de uma empresa e do seu mercado, tendo, assim, condições de tomar uma decisão se investe nas ações dela ou não.

De volta ao nosso item 1, você, investidor, deve avaliar periodicamente se os motivos que te levaram a comprar as ações de uma empresa permanecem válidos. 

Sempre após a divulgação dos resultados trimestrais, analiso como foi o desempenho das empresas nas quais invisto no período e também como se comportaram os segmentos econômicos nos quais elas estão inseridas. Para analisar a performance das companhias, leio os relatórios trimestrais que elas emitem, vejo o balanço e comparo os números atuais com os do trimestre anterior, bem como posso vir a fazer contato com as áreas de relações com investidores delas para mais esclarecimentos. Já para os mercados em que elas atuam leio relatórios elaborados pelas associações de classe (trazem informações sobre o desempenho do setor, suas perspectivas e potencialidades), pelas corretoras/bancos e pelas consultorias especializadas em investimentos e análise econômica de mercados, como a Lafis http://lafis-br.blogspot.com/, além de normalmente os seus relatórios trimestrais também trazerem algumas informações sobre eles e os profissionais de relações com investidores também serem fontes importantes de informações.

Então, investidor, é fundamental você monitorar frequentemente a evolução dos negócios das empresas que  investe, como também dos mercados em que elas atuam. Assim, você verá se as perspectivas permanecem positivas ou não para os próximos meses ou anos. Se concluir que as perspectivas não são animadoras, o melhor a fazer é vender as suas ações e buscar outras empresas para avaliar e investir. 

Você tem o hábito de monitorar o desempenho das empresas nas quais investe? Como você faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário