sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Você dá a devida atenção aos riscos quando investe em ações?

Quando analisamos uma empresa que pode vir a ser um novo investimento, tendemos a nos concentrar além do que deveríamos nas oportunidades de crescimento futuro para a cia. em questão. Isso acaba ofuscando o nosso olhar, pois passamos  a não dar a devida atenção aos riscos potenciais que a empresa pode enfrentar e que podem comprometer a sua performance.

Creio que é da natureza humana supervalorizar os pontos positivos e as potencialidades de mercado existentes para uma empresa, assim como a subavaliar os riscos que podem ameaçar o desempenho do negócio. O ser humano tem dificuldade em lidar com riscos e problemas em potencial, porque eles geram emoções negativas e medos que o nosso cérebro está programado para tentar evitar.

Quando vou avaliar uma empresa, tento equilibrar os pontos positivos-oportunidades de crescimento com os riscos. Darei o exemplo de uma empresa que comecei a analisar há alguns dias, o Paraná Banco.

Lendo os relatórios da administração do Banco e estudando um pouco da dinâmica de funcionamento do segmento de Bancos Pequenos e Médios (BPM), destaco os seguintes pontos positivos e oportunidades em se investir nas ações do Paraná:

-atuação no mercado de seguros e resseguros - especificamente, ele opera em um nicho em seguros para projetos de infra-estrutura onde possui liderança de mercado e grande know-how;
-forte presença no segmento de crédito ao consumidor, especialmente crédito consignado;
-como o crédito corporativo voltado a pequenas e médias empresas possui uma participação ainda pequena na carteira de crédito total do banco e existe um grande potencial de crescimento nos próximos anos para o crédito corporativo no país, o Paraná deseja crescer rapidamente neste mercado. Uma amostra disso é a informação que consta no relatório da administração do ano de 2009 em que a instituição informa que contratou 15 pessoas para trabalhar na sua área de crédito corporativo.
-agilidade na execução das suas operações.

Agora, falemos de riscos em potenciais que podem limitar o crescimento do Paraná:

-o mercado de crédito direto ao consumidor está cada dia mais competitivo com a atuação agressiva de grandes bancos, como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú-Unibanco;
-novamente a concorrência crescente com os grandes bancos em crédito corporativo a pequenas e médias empresas, assim como no mercado de seguros é um desafio aos BPM;
-instituições de grande porte possuem uma capacidade e um custo de captação de recursos que os BPM nem de longe têm;
-os grandes bancos estão operando cada vez mais em nichos tradicionalmente trabalhados pelos BPM;
-O Paraná faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa. Poderia ter uma governança melhor, estando no Novo Mercado.

Nossas decisões de investimento devem ser conduzidas o máximo possível de maneira racional. Deveriam ser 100% racionais, porém me parece impossível nos desvencilharmos totalmente da influência das nossas emoções.

Então, para que as nossas análises e decisões sejam conduzidas da forma mais racional possível, é importante o investidor ter um método de investimento que defina critérios de investimento e desinvestimento, bem como   objetivos de resultado.

Assim, teremos um entendimento apropriado das oportunidades e riscos de uma empresa e estaremos preparados para tomar uma decisão de investimento com segurança.

Ao avaliar uma empresa, não esqueça de se perguntar várias vezes "Estou dando a devida atenção aos riscos?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário