quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ainda há ações baratas na Bolsa - Perspectivas positivas para as empresas e a economia brasileira no longo prazo


A grande maioria das ações das gigantes que compõe o Ibovespa, assim como boa parte das empresas de médio e pequeno porte, estão superavaliadas e creio que muitas delas poderão passar por uma correção de preços em breve, com quedas que aproximem o preço de suas ações do valor justo.
Existem ainda algumas ótimas oportunidades de empresas excelentes de médio e pequeno porte cujas as ações estão subavaliadas. Se no auge da crise, último trimestre de 2008 e primeiro de 2009, havia uma quantidade grande de empresas excelentes negociadas a preço de banana, hoje o investidor precisa ser ainda mais rigoroso e seletivo nas suas análises para identificar as ótimas oportunidades.
Como falei no post anterior, no curto prazo, o cenário para a Bolsa tende a ser volátil. Sou da opinião que o investidor em ações deve usar ativamente ordens de stop loss. Eu, por exemplo, daqui para frente venderei aquelas ações que caírem 10%. Quanto antes cortamos as perdas, melhor. 
Porém no longo prazo (acima de 3 anos), as perspectivas são bastantes positivas para a economia brasileira e, principalmente, para muitas empresas com atuação voltada ao mercado interno e a projetos de infra-estrutura.
Acredito que os próximos 5 a 10 anos poderão estar entre os melhores períodos para investimentos em ações da nossa história, porque somos um país a ser construído, que está apenas no começo do seu desenvolvimento. Algumas tendências que poderão impactar positivamente os investimentos em ações neste período:
-crescimento acelerado e inclusão da Classe C ao mercado consumidor brasileiro;
-continuidade do aumento do poder de compra da Classe C e da classe B com a manutenção da inflação sob controle e dos reajustes do salário acima desta;
-o rápido crescimento do crédito, tanto habitacional como corporativo (especialmente para empresas de pequeno e médio portes); 
-investimentos públicos e privados em infra-estrutura que visam preparar o país para a Copa do Mundo e as Olimpíadas;
-uma inclusão digital cada vez maior da população - o processo de universalização do acesso a internet em curso poderá se concretizar muito antes do que imaginamos.

Quem investir em ações com horizonte de longo prazo poderá ter muitas alegrias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário