sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os Benefícios da Capoeira

Pratico Capoeira há 4 anos e a partir de hoje toda sexta terei uma coluna de Capoeira aqui no blog. Publicarei textos escritos em co-autoria com o meu mestre.

Boa Leitura!

Abraços,

Dudu

Os Benefícios da Capoeira
Nelson de Souza Aguiar* e Eduardo Villela

A capoeira é cultura brasileira, arte marcial, dança, jogo, brincadeira, alegria e amor.

A sua pratica traz vários benefícios para o ser humano.

Na parte física, a capoeira é um dos esportes mais completos que existe, pois, através de uma riqueza de movimentos (trabalha-se os braços, as pernas, a cabeça e todas as articulações do corpo), ela proporciona os seguintes benefícios:

•melhora o condicionamento físico, contribuindo para a boa saúde e o aumento da longevidade;
•controle emocional, diminuindo a agressividade, a ansiedade e o estresse;
•em crianças, ajuda no seu crescimento e desenvolvimento físico;
•melhora a coordenação motora, desenvolvendo o reflexo e o raciocínio rápido;
•elimina o excesso de peso.

Em relação à formação do aluno, a capoeira desenvolve a disciplina, a persistência, o respeito, a comunicação e a integração social. Não existe discriminação de raça, idade e crenças religiosas. Qualquer pessoa pode praticá-la.

No dia-a-dia dos profissionais, a agilidade, a malícia e o jogo de cintura, características tão praticadas em uma roda de capoeira, ajudam-nos a lidar melhor, de uma forma criativa, com os desafios que surgem a todo momento no ambiente de trabalho.

A capoeira é a arte da paz. O seu grande objetivo não é vencer ou machucar o outro, mas sim nos preparar para vencer a luta da vida. Em outras palavras, preparar-nos para superar as dificuldades da vida, a fim de que sejamos pessoas realizadas e felizes.

Pratique a capoeira e acrescente alegria e anos a sua vida!

*Mestre de capoeira e diretor do Grupo Ginga Paulista. É registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), ensina e pratica esta arte há mais de 25 anos, além de ter sido diretor de arbitragem da Federação Paulista de Capoeira.
Contato: (11) 9337-0232

Um comentário: