segunda-feira, 15 de junho de 2009

O sr. Mercado

A melhor explicação [1] para entendermos a dinâmica irracional e esquizofrênica do mercado de ações [2] foi elaborada por Benjamim Graham, professor de finanças da Universidade de Columbia, brilhante investidor e autor dos clássicos “Security Analysis” e “The Intelligent Investor”, na primeira metade do século XX.

De acordo com ele, o mercado é irracional, porque é formado por pessoas que são muito mais propensas a tomarem decisões com base nas emoções do que na racionalidade.

Mas vejamos agora uma história que Graham criou para entendermos o funcionamento do mercado.

Imaginemos que somos donos de um negócio e temos um sócio, o “sr. Mercado”. Este sujeito está disposto todos os dias a nos vender a sua parte por determinado preço, mas ao mesmo tempo nos faz ofertas para a compra de nossa parte. Temos total liberdade para aceitar ou não às propostas diárias deste senhor.

Como o “sr. Mercado” é emocionalmente instável e pouco racional, alterna períodos de euforia e otimismo excessivo com outros de depressão profunda e grande pessimismo. No primeiro estado de humor, por enxergar apenas perspectivas muito positivas para o seu negócio e a economia em geral, ele deseja vendê-lo a nós por um preço elevado. Por outro lado, quando está depressivo e pessimista, não conseguindo ver nada além de tempos ruins pela frente, o “sr. Mercado” oferece-nos um preço bastante baixo pela compra da nossa participação na empresa, caso queiramos vendê-la.

Segundo Graham, devemos evitar seguir a vontade do mercado, descrita no parágrafo anterior, porque temos enormes chances de sofrer prejuízo financeiro, na medida em que invariavelmente aos tempos de euforia e otimismo exagerado seguem-se aqueles de depressão e pessimismo, vice-versa.

Os momentos de valorização e alta da bolsa são para a realização de lucros com a venda das ações. Já os períodos de instabilidade, crise e recessão econômicas são para a compra do maior número possível de ações, pois os seus preços se depreciam e elas ficam baratas. Em um momento seguinte de recuperação da economia, há um elevado potencial de valorização para estes títulos.

Em resumo, saibamos aproveitar as oportunidades que o mercado nos traz, sem no entanto, deixar-nos influenciar por ele.
Abraços,
Dudu

[1] As idéias que apresento neste texto aplicam-se principalmente a ações de empresas blue chips.

[2] Definição de Mercado de Ações: conjunto de agentes econômicos (pessoas, empresas, corretoras, fundos de investimento, fundos de pensão etc) que negociam (compra e venda) ações de forma regulada e organizada, normalmente por meio das Bolsas de Valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário