sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Música na Capoeira



Por Mestre Nelson de Souza Aguiar* e Eduardo Villela

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre a música na capoeira. Primeiro, discutimos o porquê da musicalidade presente na capoeira. Num segundo momento, apresentamos os instrumentos que usamos no jogo.

Os movimentos da capoeira (chutes, rasteiras, esquivas, cabeçadas, golpes com as mãos e outros) surgem como forma de resistência do negro à escravidão. Se os escravos praticassem tais movimentos abertamente e diretamente, como tradicionalmente é o treinamento de outras artes marciais, eles seriam duramente repreendidos pelos senhores de engenho, fazendeiros de café e seus homens de confiança (feitores e capitães-do-mato).

Assim, os negros combinaram os movimentos com suas tradições musicais e de dança, dando a capoeira um disfarce, para que tivesse condições de ser praticada e se desenvolvesse. “Como modalidade de luta, a capoeira era treinada nas fazendas como coreografia que simulava uma dança inocente aos olhos dos feitores e senhores de engenho. (...) De acordo com a Enciclopédia Barsa, o acompanhamento musical, usado ainda hoje nas rodas de capoeira, era uma forma de os escravos camuflarem a sua verdadeira intenção, que era ‘exercitar-se para enfrentar, em época oportuna, o braço armado do branco’.”[1]

Em relação aos instrumentos, a capoeira é formada por: berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô. Estes instrumentos tocados em conjunto proporcionam a harmonia e a beleza das cantigas e ladainhas as quais dão o ritmo dos movimentos dos capoeiristas na roda.
Pratique capoeira e acrescente alegria e anos a sua vida!

*Mestre de capoeira e diretor do Grupo Ginga Paulista. É registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), ensina e pratica esta arte há mais de 25 anos, além de ter sido diretor de arbitragem da Federação Paulista de Capoeira. Contato: (11) 9337-0232

[1] LIMA, Mano. Dicionário de Capoeira. Brasília, março de 2006. 2ªedição revista e ampliada, 208p.

Um comentário:

  1. Oi Dudu! Achei seu blog por acaso ao procurar por Capoeira no Google. Vou acompanhar seus posts sobre o assunto e outros que vc escreve!
    Sou descendente de japoneses e acompanho (de longe, infelizmente.. :\) as interações das culturas dos dois hemisférios lá. Estudo publicidade, mas meu interesse mesmo é mais de curiosidade para entender essas interações, pq querendo ou não vejo isso todo dia, rs.
    Seu post com a comparação da cultura coreana e a ocidental foi muito bacana! :)

    Qual seu email? Vamos conversar! :D
    o meu é higa.kelly@gmail.com

    Bjos!

    ResponderExcluir