sábado, 13 de junho de 2009

Correr no frio: o desafio dos 10 minutos

Lembram das temperaturas da manhã de 9 a 11ºC que tivemos há uns dias atrás aqui em SP? Pois é, lá estava eu de pé cedinho, treinando nesse frio louco. Se sair da cama já foi um desafio, superação maior sempre são os primeiros 10 minutos de corrida. Este é o tempo que o meu corpo mais ou menos leva para aquecer. Parece uma eternidade! Eu sempre tento me concentrar na música que estou ouvindo ou focar a minha mente em algum assunto. Assim, os minutos passam mais rápido. E depois que o corpo esquentou tudo vai bem, a corrida flui naturalmente.

Há corredores que no frio usam casacos leves de tecido Dryfit, luvas, calças especiais de corrida e tocas. Eu já tentei usar estes acessórios, mas para mim eles não funcionam, pois me incomodam. Gosto mesmo de correr de camiseta Dryfit e bermuda.

Eu não gosto do frio para correr, mas muito pior que o frio é não treinar.

Quando não corro nos dias que programei os treinos, seja por qual motivo for, não tenho a mesma disposição e energia dos dias nos quais começo com uma boa corrida.

Mas voltemos aos treinos no frio.

No verão, o Parque Ibirapuera sempre está cheio de corredores, um mar de gente. Aí, quando você vai treinar lá em dias gelados, principalmente nos horários que fazem um frio de rachar, só vemos alguns “gatos pingados”. E as pessoas que passam de carro nas avenidas adjacentes ao Parque olham para você com aquela expressão de “o que esse maluco tá fazendo aqui nesse frio???!!”. Mal sabem elas o prazer que temos na corrida.

Só quem é corredor sabe o quanto o nosso esporte é especial e nos traz tantos benefícios. Ele nos estimula a buscar uma superação constante dos nossos limites, ele nos coloca em contato direto com os nossos pensamentos (sabiam que algumas das melhores idéias que já tive surgiram enquanto corria??), ele nos fortalece e nos torna saudáveis não só fisicamente, mas também psicologicamente. Enfim, paremos por aqui, pois os benefícios da corrida é assunto para um futuro post.

Por isso, com frio ou sem frio, não deixem a sua corrida de lado!

Abraços,

9 comentários:

  1. Ontem, em Petrópolis, vi um cara correndo na chuva, umas 19h, com uns 12oC. Olhei e na hora pensei: "Que doido!". No minuto seguinte pensei: "Queria ter esse disposição". Tem que ter muuiiitaaaaaaaa rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Opa, grande Eduardo...
    Seja bem vindo ao mundo dos blogs de corrida!!
    Sucesso e vida longa por aí!!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Thais e Bruno,

    Sejam bem-vindos ao meu Blog. Obrigado por me seguirem.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. correr no frio é horrível!!! mas aqui no sul não temos muita opção durante o inverno, até dá pra treinar na esteira dentro da academia, mas na hora de competir tem que enfrentar o frio de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela disposição Eduardo!!
    Eu sou um novato no mundo da corrida, mas cada dia mais animado. 28/06 Estarei na Run Series da T&F, desde já estou me preparando para "encarar" os 10km, se quiser conferir meu treinos é só clicar no link abaixo da propria T&F. @-)
    abs
    Jorge
    http://www.trackandfield.com.br/tflive/2009/06/correndo-para-o-run-series-4/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Stéphanie e Jorge.

    Bem-vindos ao Blog.

    Jorge, obrigado pela indicação do treino. Vou dar uma olhada no site. E continua firme, vá em frente com os seus treinos, pq a corrida é um esporte espetacular q faz muito bem pra gente.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Rio não faz o frio de Sampa, mas treinar na orla a 15 graus é quase o mesmo esforço. Eu sobrevivi!

    Parabéns pelo post, primo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduardo!

    Olha isso é um desfaio enorme... trabalho durante o dia numa empresa e a noite dou aula só me sobram os finais de semana (quando chegam estou morto...rs) e as segundas-feiras... comecei a correr nas segundas... mas não deu... rs... Mas vou tentar de novo...

    ResponderExcluir
  9. Eu to aqui no Canada, e geralmente corro, jogo bola ou ando de bike mesmo estando -2C (a temperatura maxima de dez a fevereiro nao passa de 10C) ... é só colocar a roupa certa que dá pra fazer qualquer coisa :)

    ResponderExcluir