domingo, 26 de setembro de 2010

03/10/10: grande oportunidade para melhorarmos o país

Por causa dos escândalos de corrupção, notícias de gestão ineficiente dos recursos públicos e outras trapalhadas dos nossos políticos, muitos estão descrentes com a Política. Tenho escutado pessoas dizerem que o país continuará se desenvolvendo (a renda das famílias aumentando, um maior acesso delas a uma variedade de bens e serviços, as empresas produzindo, crescendo e gerando empregos etc) nos próximos anos independentemente de políticos cujas decisões e atuação contribuam ou não para tal continuidade. É como se a política e a economia tivessem se descolado e uma pudesse caminhar sem a outra.

Não há como separar a política da economia. Elas andam juntas e uma influencia diretamente a outra. Exemplo: se vivemos uma enorme escassez de mão de obra qualificada, fato que coloca em risco a continuidade do nosso desenvolvimento, um dos motivos é a baixa qualidade do ensino público. Na origem das deficiências do nosso sistema educacional temos, dentre outras razões, políticas públicas anacrônicas e uma gestão ineficaz dos recursos investidos. Assim, precisamos urgentemente de lideranças políticas competentes que não só compreendam os problemas e desafios educacionais, mas também que estejam dispostas a promover as mudanças necessárias para a superação do nosso atraso.

Daqui há alguns dias, teremos uma oportunidade preciosa de melhorar o Brasil ao escolhermos as pessoas que nos governarão pelos próximos quatro anos. Eu estou analisando candidatos, os seus históricos de vida – valores, formação e atuação profissional – e propostas. E você, também está pesquisando os seus candidatos?

Um comentário:

  1. Excelente post. Deveria ser lido por todos os brasileiros pois seu conteúdo afeta diretamente a vida de todos nós. Muitos ainda vêem o dia de votar como uma obrigação e não uma oportunidade. Oportunidade de mudar sua vida e a vida de todos que vivem em seu país. (Alby - www.alby.com.br)

    ResponderExcluir