sábado, 11 de julho de 2009

A Capoeira e a criança

Por Mestre Nelson de Souza Aguiar e Eduardo Villela*
Hoje, falaremos sobre como a Capoeira é excelente para o desenvolvimento físico e psicosocial das crianças.

Antes de entrarmos no tema propriamente dito, gostaríamos de fazer um alerta: é recomendável que a criança comece na Capoeira a partir dos 3 anos, pois a sua prática pressupõe o domínio dos movimentos básicos do corpo. Como elas começam a andar por volta de um a um ano e meio, daí até os 3 anos, elas aprendem a noção de espaço, de equilíbrio e a ter controle dos movimentos básicos do corpo: das pernas, dos braços, do quadril, da cabeça.

Na formação do corpo, a Capoeira promove a saúde, a agilidade de raciocínio-reflexo e a consciência corporal das crianças. Elas aprendem a fazer diferentes tipos de movimentos com os braços, as pernas, a cabeça e com o corpo em geral, o que melhora e desenvolve o seu senso de equilíbrio, a sua respiração e o seu condicionamento cardiovascular, além de estimular o seu crescimento saudável, através de um bom desenvolvimento ósseo-muscular.

No aspecto psicosocial, a Capoeira ensina às crianças valores fundamentais para a formação do seu caráter, para o desenvolvimento do seu equilíbrio emocional e para o convívio em sociedade: respeito ao próximo, tolerância, solidariedade, companheirismo, espírito de grupo, disciplina, autocontrole emocional, auto-estima e diminuição e eliminação da ansiedade e da agressividade.

Por último, tanto o desenvolvimento do corpo quanto psicosocial da criança na Capoeira acontecem de uma maneira extremamente prazerosa e divertida por meio da música.

A Capoeira é uma relíquia da nossa cultura que contribui na educação das nossas crianças para a vida. No futuro, os pequenos capoeiristas de hoje terão tudo para serem grandes homens e mulheres, aptos a construírem uma sociedade de paz, esperança, amor, otimismo e perseverança.

Pratique Capoeira e acrescente alegria e anos à sua vida!
*Nelson de Souza Aguiar é mestre de capoeira e diretor do Grupo Ginga Paulista. É registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), ensina e pratica esta arte há mais de 25 anos, além de ter sido diretor de arbitragem da Federação Paulista de Capoeira. Contato: (11) 9337-0232
Eduardo Villela é discípulo do Mestre Nelson de Souza Aguiar e membro do Grupo Ginga Paulista. Pratica Capoeira há 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário