terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Algumas Conclusões do Congresso INI

O Congresso do INI foi espetacular.

A mensagem que fica do evento é que o Brasil deixou de ser o país do futuro e hoje é o país do presente.

Estamos em franco desenvolvimento econômico e esta é uma tendência que tudo indica que continuará pelos próximos anos.

Alguns exemplos desta realidade:

1) o crédito cresce rapidamente e já representa 45% do PIB. Porém, ainda engatinhamos ao nos compararmos com os países do G7 cuja relação crédito/PIB é de 120%.

2) O número de pessoas físicas que investem diretamente na Bolsa (por meio do Homebroker ou ordens de compra ou venda feitas por telefone) não chega a 600 mil. A meta da BM&FBOVESPA é chegarmos a 5 milhões de investidores até 2015. Tal aumento se dará graças a manutenção do controle da inflação; a continuidade da queda dos juros que reduzirá o retorno dos investimentos conservadores e incentivará as pessoas a migrarem para a renda variável; e os projetos e ações das instituições do mercado financeiro e dos governos de promoção da educação financeira dos brasileiros.

3) Por fim, o empreendedorismo e o desenvolvimento dos negócios no país tendem a ser impulsionados com o acesso cada vez mais facilitado ao crédito corporativo e ao mercado de capitais. Em relação ao mercado de capitais, já observamos um movimento forte de retomada dos IPOs e das ofertas secundárias. A partir do próximo ano, as emissões de companhias de médido porte crescerão rapidamente. A expectativa é que várias aberturas de capital no segmento BOVESPA MAIS aconteçam nos próximos anos.

Temos vários desafios a serem superados, como os problemas de infraestrutura e a baixa qualidade dos gastos públicos, porém a força do desenvolvimento econômico em curso é superior a tais problemas.