domingo, 2 de agosto de 2009

Entrevista com Mestre Nelson

A partir de hoje aos domingos, terei aqui no Blog um espaço para entrevistas. Entrevistarei pessoas das áreas que tenho interesse.
E para inaugurarmos esse espaço, entrevisto o Mestre Nelson de Souza Aguiar, mestre de capoeira e presidente do Grupo Ginga Paulista e do Centro Cultural Virtual Ginga Paulista.
Como sabem, eu pratico Capoeira. O Mestre Nelson é meu mestre e amigo.
Foto: Mestre Nelson
Eduardo - Quando e como foi que começou na Capoeira?
Mestre Nelson - Comecei na Capoeira quando tinha 10 anos em 1980. Conheci a Capoeira através dos meus amigos da turma de futebol de rua. Num dia em que fomos jogar bola, vi um deles fazendo alguns movimentos de Capoeira e aquilo me encantou. Depois de alguns dias, encontrei um outro amigo também do futebol chamado Luis. Ele estava vindo do treino de Capoeira, vestido totalmente de branco com o seu cordão verde. Perguntei a ele onde ele treinava e fiz muitas perguntas. Ai, ele me convidou para conhecer o seu grupo de capoeira que ficava no Sesc Dr. Vila Nova. Assim, iniciei a prática da Capoeira no Grupo Ginga Paulista com o Mestre Zim Pachom.

Eduardo - Fale um pouco sobre a história e o trabalho do Grupo Ginga Paulista?
Mestre Nelson - Quando iniciei, o Mestre Zim Pachom ensinava Regional e Angola, mas a especialidade dele era a Regional, pois ele disputava muitos campeonatos nacionais e internacionais de Capoeira. E para campeonatos, o treinamento de Regional é o mais indicado.

Em 1986, recebi a graduação de formado e o meu Mestre me indicou para treinar com o Mestre Gladson de Oliveira Silva, um dos membros da Federação Paulista de Capoeira (FPC), professor de educação física e introdutor da Capoeira na USP. O Mestre Gladson na época e ainda hoje era e é um dos Mestres mais técnicos e conceituados da Capoeira brasileira. Com o Mestre Gladson tive a oportunidade de fazer vários cursos preparatórios para tornar-me Contra-Mestre e Mestre.

Quando recebi a graduação de formado e fui fazer os cursos na FPC, o Mestre Zim me colocou para dar aulas de capoeira aos sábados no nosso Grupo. Em 1990, ao receber a graduação de Contra-Mestre pela FPC, o Mestre Zim me fez um pedido dizendo se eu gostaria de dar continuidade ao trabalho do Grupo Ginga Paulista, porque, por motivos pessoais, ele teria de se afastar da Capoeira e não queria que o Grupo Ginga Paulista acabasse. Eu aceitei e disse a ele na época que tinha muita honra e orgulho de dar continuidade ao trabalho.

Em 1991, recebi a graduação de Mestre pela FPC e pela Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP), sendo reconhecido como um dos Mestres mais jovens da Capoeira brasileira na época aos 21 anos.

Desde que assumi a direção da Ginga Paulista, começamos a participar de vários eventos de Capoeira, como batizados, festivais de Capoeira, cursos na FPC e campeonatos nos quais ganhamos várias premiações.

Eduardo - Como está a Capoeira de hoje comparada com a Capoeira da época quando o senhor começou?
Mestre Nelson - Antigamente se jogava a Capoeira usando-se apenas movimentos de Capoeira. Era uma Capoeira que respeitava as tradições, sendo bem jogada, com muita malícia, técnica e que respeitava o berimbau e o mestre que o estava tocando.

Hoje em dia, a Capoeira mudou muito. Ela cresceu muito, é praticada em cada canto do Brasil e do mundo, o que é muito positivo. Porém, a tradição da Capoeira de raiz está se perdendo, porque os formados, monitores, professores e Contra Mestres não estão se especializando nos cursos de órgãos oficiais da Capoeira, ficando restritos apenas ao treinamento e conhecimento do seu próprio Grupo. O Capoeirista pode ser especializado em algum estilo de Capoeira, Angola ou Regional, porém ele tem que ser completo.

Eduardo - Mas Mestre, o que significa ser um capoeirista completo?
Mestre Nelson - É conhecer as tradições da Capoeira. Saber jogar em qualquer roda, saber tocar todos os toques, saber cantar, saber falar da história da Capoeira, saber o Maculelê, saber a Puxada de Rede, saber o Samba de Roda e tudo que faz parte da riqueza da Capoeira. É importante o Capoeirista participar de encontros, cursos e eventos com os grandes especialistas da Capoeira, para se atualizar e conhecer o que está acontecendo no mundo da Capoeira.

Eduardo - O que é a Capoeira Contemporânea e por que tem sido criticada pelos mestres antigos?
Mestre Nelson - É um estilo de Capoeira que se distanciou das tradições antigas. Nela, se usa diversos movimentos e golpes de outras artes marciais e o jogo costuma ser mais duro, travado e mais disputado. A beleza de uma Capoeira bem jogada, onde os dois capoeiristas dentro da roda mostram suas técnicas e a harmonia dos movimentos como se os dois fossem apenas um, nós não vemos na Capoeira Contemporânea.

Os mestres antigos criticam este estilo por causa da violência e do desrespeito às tradições da Capoeira bem jogada.

Eduardo - Fale um pouco sobre a relação aluno-mestre.
Mestre Nelson - O mestre para o aluno é como um pai, um amigo, um psicólogo, pois sempre estamos ajudando no crescimento, na educação e na evolução do aluno para que ele seja uma pessoa melhor, mais feliz.

Já o Mestre aprende a como lidar com cada aluno, pois cada pessoa é diferente da outra e tem as suas próprias necessidades e desafios a superar: umas são mais tímidas, outras mais extrovertidas, outras tem medo e baixa auto-estima.

Eduardo - Quais são os seus projetos e planos para o futuro?
Mestre Nelson - Há dois anos, criei no Orkut o “Centro Cultural Virtual Ginga Paulista”, onde eu mostro não só o trabalho que desenvolvemos na Ginga, mas também divulgo o trabalho de outros profissionais da Capoeira, dizendo o que cada um está fazendo no mundo da Capoeira.

Este trabalho está ajudando muitos capoeiristas a conhecerem grandes mestres e as atividades de muitos Grupos. Ou seja, o “Centro Cultural Virtual Ginga Paulista” está promovendo um intercâmbio de informações e conhecimentos entre os capoeiristas de várias partes do Brasil e do mundo. Ele está ajudando a preservar as tradições da Capoeira.

Para o futuro, quero criar o “Centro Cultural Ginga Paulista” que será muito mais do que um espaço de treinamento de Capoeira, será um espaço de vivência da Capoeira, com shows, festivais, eventos. Ele será a casa do capoeirista.

Eduardo - Mestre, como os capoeiristas podem fazer parte do “Centro Cultural Virtual Ginga Paulista”?
Mestre Nelson - Acessando no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=3480017589472634726 .

Eduardo - Qual a sua mensagem para os capoeiristas?
Mestre Nelson - Para quem irá se iniciar na Capoeira e para aqueles que já são capoeiristas comecem a se dedicar e busquem conhecer tudo que puderem sobre a Capoeira. A Capoeira é uma relíquia que os grandes mestres como Bimba, Pastinha e outros deixaram para nós, a Capoeira é um patrimônio do nosso país, é uma das coisas mais bonitas que o homem já criou. Dê o seu melhor, respeite o seu próximo, combata a violência e busque ser um capoeirista completo. Valorize o seu Mestre, o seu Grupo. Leia revistas e livros sobre Capoeira. Assista os DVDs e ouça os CDs de Capoeira. Quando tiver quaisquer dúvidas ou curiosidades, converse com o seu Mestre. Participe de eventos, cursos, festivais etc, pois assim você sempre estará atualizado e será um grande capoeirista.
Eduardo - Mestre, muito obrigado pela sua participação aqui no Blog.