domingo, 1 de janeiro de 2012

Em 2012, cuide do mais importante!

Comecinho de ano novo. Muitas pessoas costumam definir seus projetos pessoais e profissionais e planejar como realizá-los: ter um filho, escrever um livro, fazer um curso, trocar de carro, receber uma promoção no emprego, retomar uma amizade antiga e por aí vai...


Tudo isto é super importante. Afinal, quem não tem clareza do que deseja alcançar e não planeja minimamente como chegar lá vive no piloto automático e não controla a própria vida.

Porém, raros são aqueles que estabeleçam como prioridade cuidar do seu interior e realizem ações para atender este objetivo. Eu não sei por quais razões isso acontece. O fato é que grande parte das pessoas está quase 100% voltada para as coisas exteriores e desconhece, ou tem um contato bem superficial, com o seu mundo interior.

Para mim, cuidar do próprio interior significa ter contato intenso com as próprias emoções, sentimentos e pensamentos. Ou seja, conhecer a sua verdadeira essência.

Quando estamos conectados com nossas emoções, sentimentos e pensamentos, nos tornamos capazes de compreender nossas fraquezas, dores, carências e defeitos e, assim, nos é dada a oportunidade de lidarmos melhor com tais questões; também nos tornamos capazes de perceber nossas capacidades, talentos e qualidades mais especiais, os quais podemos colocar a serviço do nosso próprio bem estar, das pessoas que amamos e da sociedade.

Ao cuidar do nosso interior, criaremos laços profundos e verdadeiros em nossos relacionamentos, seremos conscientes dos nossos propósitos de vida e estaremos muito melhor preparados para realizar com excelência os nossos projetos pessoais e profissionais.

Querido(a) leitor(a), a seguir sugiro-lhe algumas ações que você pode empreender para cuidar do seu interior.

-praticar meditação - para quem mora em São Paulo, um ótimo lugar para se meditar é na Comunidade Zen do Brasil http://zendobrasil.org.br .

-fazer terapia com um psicólogo/psicanalista – ao contrário do que muitos pensam, a terapia não é recomendável apenas para tratamento de depressão, traumas e outros transtornos psicológicos. Assim como praticar atividade física para a manutenção de uma boa saúde e prevenção de doenças, fazer terapia nos ajuda a manter boa saúde psicológica e mental, sendo uma das melhores formas de conhecermos o nosso interior.

-fazer yoga

-praticar artes marciais – sugiro a Capoeira e o sistema Ving Tsun (arte marcial chinesa – para mais info. acesse http://www.myvt.org.br )

-ler bons livros de psicologia e desenvolvimento pessoal. Livros que gosto muito:

Em busca de sentido (autor: Viktor Frankl)

Medicina e meditação – um médico ensina a meditar (autor: Roberto Cardoso)

Felicidade Autêntica – usando a psicologia positiva para a realização permanente (autor: Martin Seligman)

A Arte de viver a vida (autor: Pierre Weill)

Como lidar com emoções destrutivas – para viver em paz com você e os outros (autores: Dalai Lama e Daniel Goleman)

Descubra seus pontos fortes (autores: Marcus Buckingham e Donald Clifton)

Os segredos da respiração – técnicas e exercícios para aumentar o bem-estar (autor: Swami Saradananda)

Feliz ano novo!!! Que você sorria, se divirta e se emocione muito em 2012, vivendo cada momento de maneira especial!