domingo, 26 de setembro de 2010

03/10/10: grande oportunidade para melhorarmos o país

Por causa dos escândalos de corrupção, notícias de gestão ineficiente dos recursos públicos e outras trapalhadas dos nossos políticos, muitos estão descrentes com a Política. Tenho escutado pessoas dizerem que o país continuará se desenvolvendo (a renda das famílias aumentando, um maior acesso delas a uma variedade de bens e serviços, as empresas produzindo, crescendo e gerando empregos etc) nos próximos anos independentemente de políticos cujas decisões e atuação contribuam ou não para tal continuidade. É como se a política e a economia tivessem se descolado e uma pudesse caminhar sem a outra.

Não há como separar a política da economia. Elas andam juntas e uma influencia diretamente a outra. Exemplo: se vivemos uma enorme escassez de mão de obra qualificada, fato que coloca em risco a continuidade do nosso desenvolvimento, um dos motivos é a baixa qualidade do ensino público. Na origem das deficiências do nosso sistema educacional temos, dentre outras razões, políticas públicas anacrônicas e uma gestão ineficaz dos recursos investidos. Assim, precisamos urgentemente de lideranças políticas competentes que não só compreendam os problemas e desafios educacionais, mas também que estejam dispostas a promover as mudanças necessárias para a superação do nosso atraso.

Daqui há alguns dias, teremos uma oportunidade preciosa de melhorar o Brasil ao escolhermos as pessoas que nos governarão pelos próximos quatro anos. Eu estou analisando candidatos, os seus históricos de vida – valores, formação e atuação profissional – e propostas. E você, também está pesquisando os seus candidatos?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Livros serão parte do conhecimento

Uma afirmação valiosa de Villela, Publisher da Editora Évora, é a de que os livros podem deixar de existir como são para dar lugar a projetos de conhecimento, integrando textos, vídeos, imagens e áudios, sempre com o objetivo de dar mais informações ao leitor. Esta afirmação é importante porque revela uma mudança de visão significativa entre os editores de livros e abre espaço para compreender o livro, o conteúdo, a informação, como parte de um projeto de comunicação muito mais amplo. Veja no vídeo abaixo o trecho da entrevista onde Villela discute esta questão. (Publicado originalmente em http://www.blogvidaecarreira.com.br/blogvidaecarreira/?p=100)

Livros superficiais perdem para a Web

Para Villela, da Editora Évora, a Internet é, por assim dizer, o grande centro dos conteúdos superficiais. Isso não é necessariamente algo ruim, pois a partir de algo superficial, podemos avançar para conteúdos mais complexos e realmente significativos. Mas, pelo fato da Internet possibilitar acesso fácil e gratuito a conteúdos superficiais, os livros de gestão e carreira que têm conteúdos similares começam a não fazer mais sentido, pois são vendidos e raramente acrescentam algo à vida do leitor. Veja mais informações no vídeo abaixo, que faz parte da entrevista concedida por Villela ao Blog Vida e Carreira. (Entrevista publicada originalmente em http://www.blogvidaecarreira.com.br/blogvidaecarreira/?p=96)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os livros de carreira e a Geração Y

Para Villela, muitos jovens que ingressam no mercado de trabalho, e que viveram em famílias desestruturadas pelo fato dos pais focarem exclusivamente a carreira, recusam-se a separar a vida pessoal da profissional e querem conteúdos editoriais que reflitam essa inquietação. Para o Publisher da Editora Évora, os livros de gestão e carreira atuais seguem ditando receitas que as pessoas devem seguir para “serem felizes”, o que é algo irreal face as mudanças sociais. Veja mais um trecho da entrevista no vídeo abaixo. (Entrevista publicada originalmente em http://www.blogvidaecarreira.com.br/blogvidaecarreira/?p=88 )

Chega de superficialismo



Boa parte dos livros que tratam de temas relacionados a carreira é superficial e ajuda pouco os leitores que vivem em meio a mudanças econômicas e sociais profundas. Esta é a opinião de Eduardo Villela, Sócio e Publisher da Editora Évora, criada em abril deste ano, e que chega ao mercado disposta a inovar essa questão. Segundo Vilella, os conteúdos de livros de gestão e carreira precisam refletir a nova dinâmica social. Veja no vídeo abaixo um trecho da entrevista com o Publisher da Editora Évora exclusiva para o Blog Vida e Carreira.

Série de vídeos sobre livros de carreira e tendênias do mercado editorial

Olá, Pessoal.

Há alguns dias fui entrevistado pelo Blog Vida&Carreira http://www.blogvidaecarreira.com.br/ .
A entrevista resultou em uma série de vídeos que vocês podem conferir a partir de hoje aqui ou acessando o Blog Vida&Carreira.
Nos vídeos, falo sobre livros de carreira e algumas tendências do mercado editorial.
O primeiro vídeo segue no próximo post.
Abraços,