domingo, 22 de agosto de 2010

O que é necessário para se iniciar um negócio?

Acredito que para iniciar uma empresa precisamos:

1.possuir um bom conhecimento e experiência no ramo de atuação.

Quanto mais conhecimento e experiência temos de uma determinada atividade tendemos a acertar mais do que a errar em nossas decisões e desenvolvemos melhores condições de administrarmos os riscos e as imprevisibilidades, bem como nos tornamos aptos a visualizar as oportunidades que o mercado nos apresenta.

Então, se você considera que não possui conhecimento e experiência suficientes no ramo pretendido de atuação, sugiro que, antes de cogitar empreender, obtenha um emprego e trabalhe alguns anos como colaborador na área.

2. já ter uma boa rede de relacionamentos (network) com fornecedores, clientes e potenciais parceiros de negócios.

A rede de relacionamentos nos proporciona uma execução eficaz dos nossos projetos, a realização de bons negócios, uma rica troca de informações, acesso a novas oportunidades de negócios e aprendizado constante. Nunca se esqueça que os relacionamentos são vias de mão dupla: para ser ajudado é necessário sempre estar disposto a ajudar o outro e fazê-lo de maneira genuína e desinteressada.

3.de uma boa oportunidade de negócio ou um conjunto delas.

A abertura de uma empresa só se justifica com a existência de uma razão forte ou de um conjunto delas que têm na sua essência alterar o estado atual de como algo é feito. Uma boa oportunidade de negócio sempre nos convida a pensar e a realizar de forma diferente.

4.elaborar um bom plano de negócios.

Ao elaborarmos um plano de negócios, não só enxergamos com mais clareza as oportunidades de negócios que se apresentam em determinado mercado e a sua viabilidade de implementação ou não, mas também ficamos mais conscientes dos obstáculos, riscos e incertezas que lidaremos ao decidirmos partir das idéias para a concretização de um projeto. Um business plan deve ser atualizado constantemente, pois o ambiente de negócios está sempre em transformação, com novas oportunidades, desafios, riscos e incertezas surgindo a todo instante.

5. ser apaixonados pela área na qual atuaremos e ver sentido naquilo que faremos.

Sem paixão e sentido na quilo que faz dificilmente o empreendedor consegue se dedicar de corpo e alma aos seus projetos e desenvolver a resiliência necessária para administrar os desafios e as complexidades que certamente se apresentarão ao logo do caminho.

6. de um capital mínimo.

O mínimo de capital que lhe permita criar as bases da sua empresa e colocá-la em operação.

E você, o que acha que um empreendedor necessita antes de começar um negócio?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bate-papo sobre empreendedorismo, inovação e redes sociais



Hoje, tenho o prazer de entrevistar aqui no Blog Renato Fonseca de Andrade, autor do livro Conexões empreendedoras: entenda por que você precisa usar as redes sociais para se destacar no mercado e alcançar resultados e um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo, redes sociais, inovação e criatividade.

Eduardo: Renato, para ser um empreendedor, além da disposição de assumir riscos e realizar projetos, você diz que é preciso possuir “atitude empreendedora”. O que é atitude empreendedora e como é possível desenvolvê-la?

Renato: A atitude empreendedora é a atitude voltada para a realização de algo importante para você, é a combinação de comportamentos que encontra soluções e contribui para a transformação de uma visão em realidade. Acredito que seja possível desenvolver a atitude empreendedora a partir de referenciais comportamentais dos grandes realizadores, de auto-conhecimento e do desejo pessoal de aprimorar-se sempre.

Eduardo: Além de experiência e conhecimento do ramo em que atua, por que atualmente é imprescindível para o sucesso de um empreendedor a construção de uma boa rede de parcerias? E quais atores devem fazer parte desta rede de parcerias: clientes, fornecedores e outros empresários?

Renato: A habilidade de desenvolver redes é uma competência de grande valia para os empreendedores contemporâneos. É através das redes que se tem acesso às oportunidades e informações. Todas as pessoas relacionadas ao ramo são potenciais elos da rede.

Eduardo: No seu recém lançado livro Conexões empreendedoras, você relaciona empreendedorismo e redes sociais. Como as redes sociais podem contribuir para os negócios de um empreendedor? Você poderia dar um exemplo?

Renato: Fazer conexões é diminuir o mundo e aproximar os empreendedores das soluções, de novas ideias, de novas possibilidades. Mas para estabelecer conexões de confiança é importante saber doar. No livro procuro transmitir esses conceitos no sentido de aprimorar a atuação do empreendedor. Cito também diversos exemplos como o de um estudante de comércio exterior que tornou-se um executivo internacional através de suas conexões.

Eduardo: Sabemos que a inovação é fundamental para o sucesso das empresas e o desenvolvimento do país. Porém, o número de empresas que inovam no Brasil ainda é muito pequeno. Como as redes sociais podem ajudar os empreendedores a inovarem?

Renato: Promovendo o intercâmbio de conhecimento e a abertura para novos mercados. Para inovar, mais do que comunicar, é importante intercambiar.

Eduardo: Deixe por favor uma mensagem final para os leitores do Blog.

Renato: Nunca é tarde demais para começar a fazer conexões de confiança, nem cedo demais para não fazê-las. A vida é pura conexão, é gente com gente, sempre. Quanto antes entendermos isso e nos aprimorarmos, melhor para nossa realização. Espero que todos apreciem a leitura e aguardo os comentários no blog www.conselheirocriativo.com.br. Boas conexões!

Eduardo: Renato, agradeço pela participação aqui no Blog. Para contato com o Renato, ler artigos de sua autoria e mais informações sobre o seu livro e trabalho, acessem o seu site http://www.conselheirocriativo.com.br/, assim como podem seguir o Renato no Twitter @creativeadviser.

sábado, 7 de agosto de 2010

Saindo fora da caixa: ampliar os seus horizontes fará muito bem aos seus investimentos

Além de buscar adquirir conhecimentos de finanças, investimentos, economia brasileira e internacional e gestão de empresas, os quais permitem a você, investidor, analisar as empresas e os seus segmentos de atuação, sugiro que você busque continuamente desenvolver o seu espírito crítico e entender cada vez melhor as pessoas.

Desenvolver o seu espírito crítico significa ser capaz de olhar para uma determinada situação e entender como ela se configurou e por que ela persiste, assim como imaginar o que pode fazer com que ela se transforme.

Uma melhor compreensão das pessoas envolve perceber com mais clareza como elas se comportam, quais são os seus valores, o que elas sentem, quais os seus objetivos, como se realizam, quais as dificuldades e os desafios que enfrentam.

E como desenvolvemos a análise crítica e apuramos o nosso entendimento das pessoas?

Acredito que é por meio da valorização e dedicação constante a aprender mais sobre História, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Psicologia, Biologia, Literatura e Arte.

Hoje, as fontes de tais conhecimentos são variadas e de fácil acesso. Você pode ler bons livros, jornais e revistas, fazer cursos, assistir a filmes, visitar museus e exposições e buscar conhecer pessoas que tenham algum tipo de vínculo mais profundo com uma ou mais destas áreas do conhecimento. (Em futuros posts, irei sugerir alguns livros, revistas, cursos, filmes e museus que penso valerem à pena você conferir.)

Mas como a análise crítica da realidade e a compreensão das pessoas podem ajudá-lo a ser um melhor investidor em ações?

Elas lhe permitirão enxergar tendências ou mesmo antecipar aquelas que estão por vir.

Mas o que é uma tendência?

Para mim, uma tendência é um conjunto de sinais que revelam o nascimento de uma nova forma das pessoas se comportarem. Uma tendência pode levar meses ou até anos para se firmar como um comportamento amplamente difundido, aceito e praticado por um grande número de pessoas de uma sociedade.

Ao enxergar as tendências, ficará claro para você quais empresas estão preparadas para atuar de acordo com elas, quais as perceberam e estão se organizando para atendê-las e por fim aquelas que não só as identificaram como já estão produzindo e disponibilizando bens e serviços que atendam aos novos comportamentos nascentes das pessoas.

domingo, 1 de agosto de 2010

Aprendizado com a leitura de relatórios e análises

Olá, Pessoal.

Além da leitura de bons livros, uma das melhores formas de se aprender sobre investimento em ações, fundamentos de gestão empresarial e economia brasileira e internacional é conferir os relatórios e análises das assets (gestoras independentes de recursos). Segue relação de algumas que acompanho regularmente. O meu critério de seleção foi escolher aquelas que têm históricos consistentes de resultados em seus fundos, assim como por adotarem uma filosofia de investimento fundamentalista com horizonte de longo prazo.

Orbe Investimentos: http://www.orbeinvestimentos.com.br/
Fama Investimentos: http://www.famainvestimentos.com.br/
Rio Bravo: http://www.riobravo.com.br/
Dynamo: http://www.dynamo.com.br/
Modal Asset: http://www.modalasset.com.br/
M.Square: http://www.msquare.com.br/
Skopos: http://www.skopos.com.br/
Investidor Profissional: http://www.investidorprofissional.com.br/
Tarpon: http://www.tarponinvest.com.br/
Mauá Sekular Investimentos: http://www.mauainvest.com.br/
Gas Investimentos: http://www.gasinvestimentos.com.br/

Sugiro que criem as suas próprias listas.

A leitura de relatórios e análises é um hábito saudável  e positivo que certamente fará de vocês investidores melhores.

Abraços,