sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Congresso de Investimentos em Ações

Pessoal,

Amanhã, participarei do I Congresso do Instituto Nacional de Investidores (INI) no Rio de Janeiro. Assistirei a palestras, mesas redondas, wokshops e painéis com importantes profissionais do mercado de capitais e executivos de grandes empresas com ações negociadas na Bolsa. Serão abordados temas interessantes nas palestras, mesas redondas etc, tais como "O Mercado de Ações Brasileiro: Como Atingir 5 Milhões de Investidores até 2014?"; “Perspectivas para o mercado de ações Brasileiro 2010 a 2014”; “Riscos e Oportunidades na evolução do crédito no Brasil. Expectativa para os próximos anos”; Finanças Comportamentais - “Por que as pessoas são impacientes com o lucro e tolerantes com o prejuízo – Aprenda a se descobrir como Investidor!”.


Participam do evento mais de 200 pessoas que são gestores de clubes de investimentos, investidores individuais em ações e profissionais do mercado de capitais. Para mais detalhes sobre o evento, acessem: http://www.ini.org.br/congressoini/ .

Vou de ônibus hoje à noite para o RJ. Encararei 6 longas horas de viagem para ir e mais 6 para voltar! Porém, tenho certeza que valerá super à pena!

Abraços,

Dudu

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alguns Pensamentos sobre Bolsa de Valores e Investimentos em Ações

Pessoal,

Com este post, divido com vocês algumas opiniões pessoais sobre investimentos em ações e a dinâmica do mercado acionário.

Um Abraço,

Dudu

1. É uma certeza que as crises na bolsa ocorrerão periodicamente. A bolsa tende a acompanhar a dinâmica cíclica de crise e prosperidade do capitalismo, como também outras irracionalidades humanas não diretamente relacionadas à economia (crises sociais e políticas). Assim como as crises acontecerão, é uma certeza que elas vão passar e, desta forma, uma nova época de crescimento se inicia. Nos últimos 20 anos tivemos crises e recessões econômicas nacionais e estrangeiras que abalaram sensivelmente as Bolsas em todo o mundo em intervalos a cada 3, 4 ou 5 anos. Por isso que investir em ações abaixo de uma prazo de 3 anos é arriscado.


Adoto a classificação abaixo para o tempo em investimentos.

Curtíssimo prazo: até 1 ano

Curto prazo: acima de 1 ano e até 3 anos

Médio prazo: acima de 3 anos e até 5 anos

Longo prazo: acima de 5 anos

Ações devem ser um investimento de no mínimo médio prazo.

2.O mercado de ações não é sempre eficiente no curto prazo, como ensina a teoria de finanças. Ele é quase sempre eficiente. No longo prazo, o mercado tende a ser sempre eficiente. Podemos pensar no mercado de ações como sendo uma pessoa que tem um comportamento esquizofrênico: alterna momentos de extrema euforia, acreditando que o tempo das vacas gordas durará para sempre, e outros de profundo pessimismo, apenas enxergando coisas ruins e não acreditando em quaisquer possibilidades de melhora. Cabe a nós aprendermos a lidar com o "sr. Mercado", aproveitando as boas oportunidades que ele nos oferece e não nos deixando influenciar pelo seu comportamente. Seguir o comportamento do mercado pode ser muito perigoso.
3. As crises devem ser vistas como grandes oportunidades para a compra de ações com grande desconto em seu preço, pois, na média, os seus preços caem. Umas ações sofrem mais, tendo quedas acentuadas (blue chips), e outras menos com quedas menores (middle e small caps). Adquirir ações em momentos de crise é como comprarmos aquela roupa de marca que tanto desejamos com um grande desconto nas liquidações de início de ano. Para quem tem ações, nunca vendê-las durante uma crise. Uma decisão de venda deve ser tomada somente em caso de problemas com a empresa (ou seja, deterioração dos seus fundamentos) ou quando atingimos o retorno planejado para o nosso investimento.

4. Investimento em ações é uma das áreas da vida que devemos separar razão de emoção. Se quisermos ser bem sucedidos, precisamos ser totalmente racionais e analíticos. É muito importante cada um de nós se auto-conhecer, isto é, sabermos como nos sentimos e nos comportamos ao vermos o nosso dinheiro, em poucos dias, semanas ou meses, perder 10, 20, 30, 50, 60% do seu valor. Se vc não aguenta ver isso acontecer e se desespera, vc deve investir aos poucos em ações e quem sabe nem mesmo entrar no mercado. É uma certeza que em vários momentos veremos nossas ações caírem, porque as crises acontecerão.
5. Ter muito cuidado com e desconfiar de dicas, conselhos e recomendações. Existe muita boataria no mercado e pouquíssimos são os investidores, os profissionais e as instituições financeiras cujas opiniões merecem ser consideradas.

6.Para aprender sobre o mercado de ações a prática é necessária: devemos analisar e acompanhar não só as empresas que investimos como também outras companhias que podem vir a integrar a nossa carteira futuramente. Algumas leituras, escolhidas a dedo, são  também importantes fontes de aprendizado.

7.Termos certeza absoluta que cometeremos erros ao longo da nossa trajetória como investidores. Não existe investidor infalível no mercado. Os investidores bem sucedidos erram e erram muito! Então, o que os faz terem sucesso em seus investimentos? Acertar mais do que errar. A pequena diferença entre acertar mais do que errar resulta em excelentes retornos.

8. Nunca teremos 100% de certeza sobre qualquer coisa no mercado de ações. As nossas análises e estudos das empresas nos dão subsídios para tomarmos decisões com um bom nível de segurança e confiança.

9. O risco tem relação direta com o conhecimento. Ou seja, o risco de um investimento é menor quanto mais conhecimento temos da empresa e do seu segmento econômico de atuação, vice-versa.

10. Empresas têm pontos fortes e pontos fracos. O que determina se compramos ou não suas ações é o nosso entendimento sobre a existência de pontos fortes que compensem em muito as suas fraquezas, proporcionando o seu crescimento no médio e longo prazos.

11. Independente do momento que a bolsa se encontra (em uma fase de valorização, de crise ou no início de um processo de recuperação ou de crise), quase sempre existirão empresas cujas ações estarão subavaliadas.

12. O desempenho dos negócios de grande parte das empresas com ações negociadas na bolsa depende totalmente ou quase totalmente do mercado interno. Assim, devemos dar atenção à conjuntura econômica brasileira, analisando indicadores de investimento em produção, emprego, renda, consumo, produção industrial, inflação, taxa de juros etc.

13. O preço que pagamos por uma ação é um ponto importantíssimo. Se pagarmos além ou muito além do valor justo pelas ações de uma companhia, existe uma tendência de diminuirmos nosso retorno e de aumentarmos as chances de prejuízo financeiro, pois fortes valorizações nas ações, que não sejam justificadas por um grande crescimento dos negócios (sendo, portanto, artificiais e decorrentes das irracionalidades do mercado), podem ser eliminadas a qualquer momento por uma correção nos preços. A nossa meta sempre deve ser a compra de ações de empresas excelentes (pelos critérios de análise fundamentalista) a preços abaixo do que realmente elas valem ou no mínimo por um preço justo.

domingo, 22 de novembro de 2009

Capoeira em grande estilo!

Outro dia assisti "Besouro: o filme".

Gostei muito. Acho que o filme está bem produzido. Resumo-o em duas palavras: imperdível e espetacular!

Nele, a Capoeira é retratada fielmente tanto na parte física quanto na espiritual.

Com raras exceções quando o personagem Besouro dá extensos saltos, a riqueza de movimentos que o espectador vê existe na Capoeira. Tais movimentos fazem parte do treinamento dos capoeiristas, sendo bastante usados nas rodas.

Um dos pontos altos do filme é a relação da Capoeira com o Candomblé. Vemos como as entidades se relacionam, protegem e guiam Besouro. Este lado espiritual da Capoeira é pouco conhecido do grande público e também de muitos capoeiristas.

Um filme obrigatório para todo capoeirista. Para o público em geral, uma oportunidade de ouro para conhecer um pouco mais de uma das mais belas manifestações culturais do nosso povo.

Abraços,

Dudu